segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Castro - Paraná - Brasil

"Pesquiso Castro no Mundo.
Há Castro espalhado pelo Mundo."
Castro Verde, Castro Marim, Castro em Bragança, Castro no Chile, Castro no Paraná e por aí vai...

Já conhecia Castro de passagem, uma breve passagem em Castro em 2007, mas Castro pedia uma passagem mais intensa e foi em 2010, no dia 27 de Novembro que fomos "cair" em Castro do Paraná. O roteiro da viagem não estava totalmente programado, no entanto, aquele dia decidimos ir em direção à Tibagi (cidade visitada em 2007 e 2008). Saímos no final da tarde de Curitiba, por volta da 16h30min, uma parada no posto de GNV e o "ir de ir" (irdeir) começaria , o tempo era de sol, o sol brilhava rumo aos Campos Gerais. Eu e meu amigo-irmão passamos por Ponta Grossa, mas àquele dia o caminho a ser trilhado não era PG (Ponta Grossa). Seguimos viagem rumo quase ao incerto. A Estrada estava muito tranquila, poucos carros na estrada, fazíamos o passeio literalmente em ritmo de passeio. A vontade era fotografar tudo, a cada curva passada, a cada rio passado, a cada bela paisagem vista. Os Campos Gerais fascinam pela rica paisagem. Num percurso de 156 Km de Curitiba à Castro faltava espaço para tantas imagens, fotos que vislumbravam os olhos.

As estradas percorridas pareciam cenas de um "Filme Clássico", diferente das estradas europeias que parecem estradas de "Filmes Modernos"

(A foto a cima é do caminho, de um trecho do percursso, da estrada... que vai de Curitiba até os Campos Gerais, no Paraná - Brasil.

A diferença das estradas que percorro no Brasil (América do Sul) e das estradas percorridas na Europa é pelo grande número de sinalização, pelos acostamentos bem estruturados, pelos grandes muros de proteção que acompanham as auto-estradas que podem ser sem limite de velocidade e pela quantidade de "super máquinas", carros tais como: Mercedes-Benz, Ferrari, Jaguar e por aí vai...Porém, também é belo esquecer das máquinas e outras necessidades criadas para dar vazão a natureza singela.

Viajar por tais caminhos no Paraná e lembrar da nossa origem natural, sem o compromisso de estar preso às necessidades criadas pelos seres humanos.

Sendo assim, a viagem ir de ir continua. E pelo delogar do tempo e pelo escurecer, resolvemos "parar" em Castro ("Parei em Castro!").

Assim que chegamos em Castro procuramos um hotel para passar à noite, nada de luxo, só um simples lugar para um breve repouso. Ao camimharmos em direção ao centro da cidade de Castro, vimos o movimentos de pessoas que caminhavam rumo a algum acontecimento, desta forma, seguimos a massa, foi que nos deparamos com a festa dos comerciantes e da prefeitura, a qual dava início a abertura da Festa de Natal. Infelizmente a máquina estava com a bateria esgotada e não tivemos a oportunidade de registrar tal festa. Paramos no centro do centro e lá avistamos uma belo Cáfe-Bar (Sete Gatos), restaurante e logo nos chamou a atenção pelo o visual, então lá paramos e ficamos a observar o movimento das pessoas,muitas pessoas bem vestidas como um dia de domingo a missa.

Bar-Café "Sete Gatos" na Praça Manoel Ribas, 48 Centro. Castro PR

Bar-Café "Sete Gatos", lá ganhamos o Guia de Castro - Paraná - Brasil (2009), uma gentileza do dono do bar. O Guia nos ajudou conhecer um pouco melhor sobre a História de Castro.

Castro "A primeira cidade verdadeiramente Paranaense"

Uma fato histórico que não pode negar, é que Castro, elevada à cidade em 21 de Janeiro de 1875, foi a primeira cidade instituída no Paraná, sendo conhecida como "Cidade Mãe", porque foi a primeira cidade fundada no Estado quando o Paraná emancipou-se de São Paulo, em 19 de Dezembro de 1853. Nessa época, Castro figurava em segundo lugar em contingente populacional, assim distribuído: Paranaguá 6.533 habitantes; Castro 5.899 habitantes; Curitiba 5.819 habitantes. Curitiba e Paranaguá, antes de 1853, já eram cidades, quando a terra e as decisões pertenciam aos Paulista.
Fonte: Guia de Castro - Paraná - Brasil (2009). Página 20 "A primeira cidade verdadeiramente Paranaense"

Castro às margens do Rio Iapó.

No amanhecer do dia 28 de novembro fomos dar uma volta pela cidade de Castro e tirar mais algumas fotos da bela Castro.

Castro origina-se do latim "Castru" que significa Fortaleza.
Rio Iapó - Prainha.

Por que o nome de Castro?

"Por volta de 1785, o capitão Manuel Gonçalves Guimarães, homem de negócios, preso por sonegação de impostos, foi cumprir pena na prisão do Limoeiro, em Lisboa. Em certa ocasião foi visitado pelo Ministro dos Negócios Ultramarinos Martinho de Mello e Castro, a quem prôpos que, se fosse libertado, voltaria ao Brasil e daria seu nome a uma freguesia, trabalhando para elevá-la à Vila. Assim se deu e o capitão voltando ao Brasil, convenceu por intermédio de um ouvidor, o general Bernardo José Lorena a ordenar a elevação da Freguesia de Sant'Ana do Iapó à Vila, com o nome de Vila Nova de Castro, em 20 de Janeiro de 1789.  Etimologicamente Castro origina-se do latim "Castru", que significa Fortaleza."

Fonte: Guia de Castro - Paraná - Brasil (2009). Página 20 "Por que o nome de Castro?"

Rio Iapó - Prainha.

Parque Lacustre

Localizado no centro, o Parque Municipal Prefeito Dr. Ronie Cardoso, mais conhecido como Parque Lacustre, é uma área de lazer e entretenimento onde se pode praticar esportes e caminhadas num ambiente tranquilo e em contato com a natureza. Em 2006, o parque foi revitalizado e conta com fonte, lanchonete, pista de skate, play ground, equipamentos de ginástica, ciclovia, quadras de esporte e iluminação.
Fonte: Guia de Castro - Paraná - Brasil (2009). Página 32 "Parque Lacustre".

Castro Município brasileiro do Estado do Paraná, localizado à 159 Km da Capital (Curitiba) do Estado. (Castro Gemeinde im Bundesstaat Parana, befindet sich 159 Kilometer in die Hauptstadt (Curitiba) des Staates.)

(A foto abaixo é do caminho, do percursso que vai de Ludwigshafen até Bad Kreuznach, na Europa, Alemanha, no dia 12/09/2010)